sexta, 17 de novembro de 2017 - 10:42:23 PM
sexta, 17 de novembro de 2017 - 10:42:23 PM
Lucio Jaques
Novembro Azul
Sicoob Cartão
PUBLICADA EM 14 de novembro de 2017 - 4:07 PM

Deputados visitam Hospital Regional do Oeste para tratar sobre o Hospital Escola

Reana Seguros

Os diretores do Hospital Regional do Oeste (HRO) receberam nesta segunda-feira (13) a visita do deputado estadual Altair Silva, do deputado federal Esperidião Amin e do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Na oportunidade, os parlamentares e a direção discutiram sobre a transformação do hospital referência do Oeste Catarinense em Hospital Escola. O pleito é antigo e se arrasta desde 2014.

Conforme o deputado Altair Silva, as bancadas federais e estaduais do partido Progressistas estão empenhadas para que a transformação ocorra o mais breve possível. “É um grande desafio, mas estamos buscando aqui no Estado e em Brasília, junto com o deputado Amin nos ministérios, dar celeridade ao processo”, comenta Silva.

O presidente da Associação Lenoir Vargas Ferreira, entidade mantenedora do hospital, Severino Teixeira Filho, participou da reunião e disse que está apreensivo com a questão. “A vinda do ministro da Saúde, Ricardo Barros, no início de outubro, pouco mudou em relação ao andamento do processo”, comentou Severino. Como a transformação é uma questão interministerial, o projeto no momento está em trâmite nos dois ministérios.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Zeraik Abdalla, afirmou nesta semana, que no Ministério da Saúde a questão está em fase final e deve em breve ser aprovada, deixando somente o parecer do Ministério da Educação pendente.

A liberação para atuar como Hospital Escola permitirá aos alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fitoterapia e áreas afins, realizar seus estágios e especializações no Hospital Regional do Oeste (HRO). Conforme Altair Silva, “será uma conquista e um grande avanço para Chapecó e toda a região”. O presidente da entidade, Severino Teixeira, afirma que atualmente o hospital já atende mil alunos e o reconhecimento permitirá elevar em 20% os valores pagos pelo Sistema Único de Saúde na média complexidade.

Reuniões em Brasília

Nos meses de abril e setembro deste ano o deputado estadual Altair Silva cumpriu agenda na capital federal, onde participou de audiências e reuniões para viabilizar o projeto. A mais recente, esteve acompanhado do deputado federal Esperidião Amin, dos reitores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo, e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Claudio Alcides Jacoski, do diretor do Hospital Regional Oeste (HRO), Severino Teixeira da Silva Filho, e dos deputados federais da bancada do Grande Oeste.

As articulações e ações na esfera federal foram realizadas pelo deputado Altair Silva em conjunto com o deputado federal Esperidião Amin, os deputados federais de Chapecó e a deputada catarinense Carmen Zanotto, que lidera com Amin as ações voltadas à saúde no Congresso Nacional.

Visita do Ministro

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve em Chapecó no início de outubro e na oportunidade visitou a estrutura física do HRO e deu parecer favorável para que a instituição fosse reconhecida como Hospital Escola, afirmando que apenas aguardava o parecer do Ministério da Educação para os trâmites finais.

 

Higieniza produtos

Parceiros

Barbieri
Nathan Moreira
Tatu parceiros
Tiecher Banner
Celso Mattiolo
Piccoli Parceiros
Biasus Parceiros

Publicidade

Auto Posto Xxe
Inviolavel
Callfass Transportes
Cristal ótica
Center Hotel