segunda, 23 de outubro de 2017 - 04:42:26 PM
segunda, 23 de outubro de 2017 - 04:42:26 PM
Lucio Jaques
Novembro Azul
PUBLICADA EM 10 de outubro de 2017 - 12:01 PM

Presidente da RFCC apresenta na Câmara de Abelardo Luz ações do Outubro Rosa

Câmara sessões outubro

O movimento Outubro Rosa foi destaque na sessão ordinária desta segunda-feira (9), na Câmara de Vereadores de Abelardo Luz, com a presença de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da presidente Natalina Vargas, que fez uso da tribuna para falar sobre as atividades realizadas este mês e todas as ações da RFCC. O convite foi feito por meio de requerimento do vereador Lucas Sernajoto, aprovado por unanimidade.

Conforme Natalina, a rede foi fundada em 14 de junho de 2003 e vem fazendo suas atividades dentro de suas limitações, mas sempre com muito amor e carinho no que faz, com o objetivo de divulgar o quanto a prevenção é importante na vida da mulher e, consequentemente, na vida de toda a família. “Detectar uma doença logo no início, falando no câncer de mama, já está comprovado o 95% de alcance de cura”, alerta.

As atividades da Rede que são chamadas de terapia ocupacional, acontecem todas as quartas-feiras, à tarde, um dia preparado para as mastectomizadas (tiveram a remoção completa da mama), de 24 a 80 anos. São cerca de 15 mastectomizadas, cinco em tratamento. “Sabemos que no município existem muitas outras mulheres que venceram o câncer ou estão se tratando. As mulheres que estão com a doença dificilmente nos procuram, mas há sempre alguém próximo, que pode ser um familiar, um amigo, uma amiga, que faz esta ponte entre a Rede e a pessoa que precisa. Nós da Rede nos preparamos para receber qualquer pessoa que possamos ajudar. Para estas mulheres, que passaram ou estão passando pela doença, vendo as atividades sendo feitas, participar do lazer e palestras realizadas é muito importante”, afirma.

Natalina conta que há também um momento de fé, um momento de oração e também um lanche no final do dia. Nas quartas-feiras, uma ambulância busca na casa as voluntárias e pacientes e no final da tarde faz o retorno. Quando as mulheres terminam o tratamento e são curadas são denominadas nossas voluntárias, hoje uma média de 35.

A Rede Feminina também atende nas segundas e sextas-feiras, à tarde, e trabalha sem fins lucrativos. “É uma organização que tem sua sustentabilidade com o trabalho voluntário das participantes. Temos também voluntárias anônimas que sempre estão contribuindo com suas doações para a Rede. Temos parcerias bem sólidas, como clubes de serviço, empresas do município que nos ajudam constantemente. As doações são sempre bem vindas”, garante.

A presidente da RFCC, conta quem em Abelardo Luz muitas mulheres já venceram a doença e estão em fase de colocar prótese, mas hoje não são mais doadas. “O Cepon que fornecia as próteses é um órgão que está prestes a fechar. O que dizer a nossas guerreiras que pensam em melhorar sua autoestima? O cabelo já pode ter crescido e agora o pensamento é reconstituir a mama, mas está difícil. Isto dói, não só nelas, mas a nós mesmas que vivemos momentos diferentes de altos e baixos do tratamento. Todos desejam viver bem, com saúde e respeitados”, informa pedindo o apoio das autoridades para que estudem possibilidades para melhorar a saúde, bem como a qualidade de vida da sociedade.

Outubro Rosa

Natalina explica que o Outubro Rosa começou nos estados Unidos e hoje é mundialmente comemorado, uma campanha visual, cor de rosa. A prevenção deve ocorrer o ano todo, mas foi eleito o mês de outubro para uma campanha mais intensa, para que possa ser lembrada o ano todo.

Desde o início do mês, a RFCC de Abelardo Luz tem realizado atividades de conscientização, que prosseguem no dia 18, na Câmara de Vereadores, com uma palestra com Cristiane Teixeira; dia 23 haverá panfletagem de conscientização, com saída da praça até o Banco do Brasil; dia 25 palestra na sede da Rede com o Dr. Edo Quiroga e uma psicóloga; dia 26 encerra com um grande encontro de mulheres, uma promoção do Sicredi, no CTG Querência Farroupilha.

Calendário Oficial

Em seguida, os vereadores aprovaram por unanimidade, o requerimento do vereador Lucas Sernajoto que inclui o Outubro Rosa, no calendário oficial anual de eventos do Poder Legislativo, no mês de outubro.

Foto: Raquel Ferreira

Higieniza produtos

Parceiros

Piccoli Parceiros
Celso Mattiolo
Tatu parceiros
Tiecher Banner
Barbieri
Nathan Moreira
Biasus Parceiros

Publicidade

Auto Posto Xxe
Empresário do ano 2017
Callfass Transportes
Cristal ótica
Center Hotel