domingo, 29 de novembro de 2020 - 10:14:47 PM
domingo, 29 de novembro de 2020 - 10:14:47 PM
Lucio Jaques
Reana Seguros
PUBLICADA EM 09 de novembro de 2020 - 11:25 AM

As eleições vêm aí!

App Sicoob

Faltam sete dias para as eleições municipais de 2020. Xanxerê tem seis candidatos disputando a eleição. Resta saber se a sociedade xanxerense quer mudança ou continuar com o grupo que está na administração. Não vai ser por falta de candidatos, fazer uma boa escolha. Voto tem consequência e prazo de validade de quatro anos. Pense bem antes de vender o seu voto. Depois não adianta reclamar e cobrar mudanças e melhorias na cidade e na sua vida. Você tem a oportunidade de fazer a diferença e escolher quem quer para governar a sua cidade por quatro anos. Vote certo, vote consciente.

Black Friday de pesquisas

Esta eleição trouxe com ela uma novidade, o “Black Friday de pesquisas”. A briga das pesquisas já começou e os números apresentados são para dar nó na cabeça das pessoas. Até agora não têm credibilidade, é muita diferença de números e nomes de uma para outra. Mas isto não tem funcionado junto ao eleitor, que está atento. Até porque as pesquisas apresentadas não representam a realidade das ruas e, consequentemente, a vontade do eleitor. Mas para o candidato que estiver bem nas pesquisas serve como incentivo e motivação aos simpatizantes, mesmo que só ele acredite.

Tudo embolado

Por mais que tenham sido publicadas algumas pesquisas duvidosas, o que se percebe é que o jogo eleitoral está embolado, entre os três primeiros colocados. Se algum dos candidatos estivesse com uma longa vantagem, já tinha publicado a sua pesquisa. Quem tem publicado as pesquisas são os meios de comunicação, não os candidatos. Um sinal claro que não estão assim tão bem, como dizem.

Eleição silenciosa

Esta eleição é diferente das anteriores. Se mostra uma eleição silenciosa, por parte do eleitorado. Uns podem até afirmar que é devido à pandemia do coronavírus. Mas não é isto, o eleitor preferiu não se manifestar abertamente. Seria pelo grande número de lideranças participando das eleições? Pode ser. Se vê poucos carros adesivados, até mesmo pouca conversa nos bares e no centro da cidade. Mas uma coisa é visível, quando se manifestam, a vontade de mudança é grande. Mas isto só saberemos, dia 15, na urna.

Ganhar as eleições

A oposição se dividiu claramente nesta eleição em Xanxerê. Ao mesmo tempo, um grande grupo de situação se formou para vencer as eleições. O que parecia ser uma estratégia perfeita, que facilitaria a vitória, não foi bem aceita pela maioria, criando atritos dentro dos próprios partidos. Adversários de longa data esqueceram as rixas e ofensas para se unir em um só projeto: ganhar as eleições. Só não falaram com o eleitor xanxerense.

Cabos eleitorais

Poucas lideranças colocaram a sua cara nos programas eleitorais para apoiar o candidato a prefeito. Os candidatos tentam buscar apoio de políticos e amigos para demonstrar a sua musculatura política de campanha. Até mesmo os famosos cabos eleitorais, nesta eleição, pouco aparecem, ou seja, foram contratados. O que gerou uma grande economia para os candidatos, ao mesmo tempo, deixou de gerar o emprego temporário, que ajudaria muita gente em tempos de eleição. E, claro, são menos votos, pois o cabo eleitoral e sua família, em tese, votariam no candidato que o contratou.

Santinho eletrônico

Todos os candidatos a prefeito de Xanxerê investiram nas redes sociais com uma opção de chegar até o eleitor mais jovem ou não.Mas só isto não basta, o velho e tradicional programa de televisão e rádio, ainda tem a sua força. Mas inegavelmente as redes sociais vieram para ficar e num futuro breve até o santinho será eletrônico.

Humor nas redes

O humor nas redes sociais tomou conta e tirou um pouco do peso das campanhas políticas. Os memes dos candidatos a prefeito, literalmente, viralizaram nas redes, alguns muito engraçados e inteligentes, já outros chulos e ofensivos. Os candidatos estão levando na esportiva, sabiamente. Mas, inegavelmente, muitos destes memes retratam a pura realidade da nossa política e políticos. Resta saber se o eleitor saberá captar nas entrelinhas do humor a seriedade dos fatos.

Debates em Chapecó

O que tem chamado a atenção e deixado o chapecoense indignado, é que nenhum dos canais de televisão quis realizar um debate com os candidatos a prefeito. Realmente isto não dá para entender. Uma cidade, do porte de Chapecó, não ter nenhum debate para que a sociedade conheça as propostas dos candidatos e possa votar com mais clareza? Até mesmo conhecer melhor o candidato para saber se ele está preparado, realmente, para assumir o cargo. Muito estranho isto, mesmo.

Debate em Xanxerê

Na próxima quinta-feira (12), às 20 horas, haverá o último debate ao vivo, promovido pelo Lance Notícias. Vai ser mais uma oportunidade do eleitor conhecer, ainda mais, os candidatos a prefeito de Xanxerê, as propostas apresentadas e analisar o que é viável ou apenas proposta eleitoreira. Temos visto muita proposta mirabolante durante as campanhas políticas e depois é tudo esquecido. Então, vamos acompanhar e analisar muito bem o que os candidatos vão dizer.

Parceiros

Publicidade

Inviolavel
Momento FM