domingo, 28 de novembro de 2021 - 09:09:33 PM
domingo, 28 de novembro de 2021 - 09:09:33 PM
Lucio Jaques
Topo 11
App Sicoob
PUBLICADA EM 08 de novembro de 2021 - 12:54 PM

Bornhausen não acredita na candidatura de Moisés

Natal XXe

Quando questionado sobre a possível candidatura do governador Carlos Moisés (sem partido), à reeleição, o ex-governador Jorge Konder Bornhausen afirma que não acredita nesta possibilidade. Ele garante que o governador não tem qualquer chance de vitória por várias razões, mas a principal seria o escândalo dos respiradores.

Muita calma nesta hora

Acho que ainda é cedo para afirmar, categoricamente, que o governador Carlos Moisés (sem partido) não irá à reeleição. Hoje, Moisés tem apoio de todos os grandes partidos que fazem parte do seu governo, sem falar que está com os cofres com muito dinheiro e vem aprovando obras em todas as regiões do estado, o que facilita sua circulação durante as eleições. Este novo governo de Moisés se solidifica a cada dia. Mas o mais importante é que além de neutralizar os grandes partidos alguns nem candidatos a governador tem para fazer frente à candidatura à reeleição de Moisés.

Terceira via

Mesmo distante da política, como outrora, o ex-governador Jorge Konder Bornhausen faz uma análise do cenário político para as próximas eleições. Bornhausen acredita que Ciro Gomes é o nome para a formação da terceira via no pleito presidencial, até o momento. Para Bornhausen é o centro que deve apresentar uma alternativa viável para quebrar a polarização entre Bolsonaro e o PT.

Fusão do DEM e PSL ganha musculatura

A fusão entre o DEM e PSL ganha musculatura em Santa Catarina. As Executivas Estaduais do Democratas e PSL Santa Catarina organizam o Encontro Estadual de Lideranças, com a participação do presidente nacional do DEM ACM Neto e o presidente nacional do PSL Luciano Bivar. Em Santa Catarina, os partidos são liderados pelo prefeito da Capital, Gean Loureiro (DEM) e pelo deputado federal Fábio Schiochet (PSL). O encontro acontece nesta quarta-feira (10), no Hotel Faial, no centro de Florianópolis, a partir das 18h.

Nomes a governador

Nomes que podem surgir com densidade eleitoral nas próximas eleições a governador são os do senador Jorginho Mello (PL) e prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD). O MDB está no governo Moisés, já que o deputado Mauro De Nadal assumiu o governo na viagem de Moisés à Escócia na COP 26, o que de certa forma leva a crer em uma possível composição para as eleições do ano que vem. Isto deixa fragilizadas as pré-candidaturas de Antídio Lunelli, Dário Berger e Celso Maldaner. O PSDB aposta nos nomes do ex-deputado Gelson Merisio e prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. No momento o “vou, não vou”  continua com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM).

Candidato do PSD

Conforme o presidente estadual do PSD, deputado Milton Hobus o partido terá candidato ao governo do Estado em 2022. O PSD tem hoje quatro nomes para disputar uma candidatura: a ex-prefeita de São José Adeliana Dal Pont, o prefeito de Chapecó João Rodrigues, o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes, e o ex-governador Raimundo Colombo.

Merisio corre por fora

O ex-deputado Gelson Merisio (PSDB) admitiu que a candidatura dele se fortalece, caso o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite vença as prévias, mas caso o governador de São Paulo, João Doria seja o escolhido, o partido pode ter “condução diferente” da candidatura estadual. Chegou a citar o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, dizendo que teria seu apoio.

Processos de impeachment

Merisio negou ter influenciado durante os processos de impeachment de Moisés e disse que, na primeira ação, foi contra e “solidário ao governador”. No segundo caso, sobre a compra de respiradores, disse que “tínhamos o que discutir” e que “de 10, seis votaram” pelo afastamento. Negou ter indicado pessoas para o governo interino da vice Daniela Reinehr e disse que um processo de impedimento “nunca é bom para o Estado”.

 

Receba atualização das notícias pelo WhatsApp. Clique aqui!

Parceiros

Center Hotel

Publicidade

Inviolavel
Momento FM