quarta, 25 de maio de 2022 - 11:32:16 PM
quarta, 25 de maio de 2022 - 11:32:16 PM
Lucio Jaques
Campanha Agasalho
PUBLICADA EM 13 de maio de 2022 - 6:26 PM

Colegiado da AMOSC participa do X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

A retomada da agenda cultural em todo o Estado e os desafios para o setor protagonizaram o X Fórum Catarinense dos Gestores Municipais de Cultura, que movimentou o município de Ibirama, no Vale do Itajaí, de quarta (11) até esta sexta (13) e contou com a participação do Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O evento visa ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.

“Um momento de aprendizado, troca de experiências e integração, para agregarmos na organização da gestão pública municipal, fortalecem e dinamizam o setor cultural. A discussão de políticas públicas para maior inclusão e valorização da cultura que vem se desenvolvendo de forma ampla em nossos municípios”, avalia a coordenadora do Colegiado de Cultura da Amosc, Roselaine Vinhas, que é presidente da Fundação Cultural de Chapecó.

O fórum teve como conferência de abertura a Diversidade Cultural, com o diretor de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, José de Oliveira Junior; Mesa Redonda: Políticas Culturais dos Governos Estadual e Federal; Oficinas e apresentações culturais diversas; Debate sobre a gestão cultural na pandemia (aprendizados); Apresentação dos Cases do Prêmio Catarinense de Gestão Cultural e Entrega do Prêmio de Boas Práticas. Promovido pelo Conselho Estadual de Gestores de Cultura (Congesc), a premiação tem como objetivo valorizar e reconhecer ações de gestão cultural realizadas pelos municípios catarinenses.

Prêmio Boas Práticas

A Fundação Cultural de Chapecó foi premiada no Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural. Chapecó concorreu, e venceu, na categoria Implantação do Sistema Municipal de Cultura. Desde 2010, o município encontra-se com o Sistema Municipal de Cultura em funcionamento. É ele que rege toda a política cultural desenvolvida na cidade, desde a forma de gestão até o lançamento de editais via Fundo Municipal de Cultura, passando pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e projetos de formação como o Arte Cidadã, Orquestra Sinfônica e Escola de Artes.

Para a presidente da Fundação Cultural Roselaine Vinhas, a premiação é o reconhecimento do trabalho pioneiro feito pelo município, em implantar o Sistema Municipal de Cultura. “Chapecó foi um dos primeiros municípios catarinenses a adotar o Sistema. Nesses 12 anos, através dele, criou-se uma estrutura sólida de financiamento e difusão cultural que atende tanto os artistas, como a comunidade em geral”, declarou.

Receba atualização das notícias pelo WhatsApp. Clique aqui!

Parceiros

Momento FM

Publicidade

Inviolavel
Inviolavel