segunda, 25 de maio de 2020 - 02:00:33 PM
segunda, 25 de maio de 2020 - 02:00:33 PM
Lucio Jaques
Reana Seguros
PUBLICADA EM 01 de abril de 2020 - 4:08 PM

Coronavírus: com estoque zerado, SC espera repasse do Ministério da Saúde para poder testar pacientes

 

 

Santa Catarina está sem materiais para fazer novos testes de detecção do coronavírus desde segunda-feira (30). A informação foi confirmada pelo Governo do Estado, que disse esperar um repasse do Ministério da Saúde para reabastecer o estoque. Conforme a assessoria de imprensa do governo, na última sexta-feira (27) o Estado recebeu 280 testes do Ministério da Saúde. Os últimos 50 foram usados na segunda-feira e o estoque do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) ficou zerado.

O secretário de Saúde de Santa Catarina, Helton Zeferino, disse que o Estado aguarda nesta quarta-feira (1º) a chegada de 50 mil testes que foram enviados pelo Ministério da Saúde. Até o meio-dia os kits ainda não haviam sido entregues em Florianópolis.

– Dependemos do Ministério da Saúde pela contratação dos laboratórios para todo o país. Identificamos um novo laboratório que tem capacidade de produzir e adquirimos quatro mil testes para não ter descontinuidade na análise das amostras no Lacen – disse o secretário.

Através de nota, o governo disse também que “busca de forma continuada garantir os insumos para a realização de testes em Santa Catarina. Esse trabalho compreende contato direto com o Ministério da Saúde e com fornecedores da rede privada nacional e internacional na busca por reagentes que garantam o trabalho do Lacen”.

Os testes utilizados até o momento em Santa Catarina são de biologia molecular, do tipo RT-PCR. Ele identifica o vírus no período em que ele está atuando no organismo e, no Brasil inteiro, tem sido utilizado apenas em casos graves hospitalizados ou em amostragens de casos leves para controle do avanço da doença. Por isso, pessoas com sintomas leves de Covid-19 têm apenas a recomendação de isolamento social e, muitas vezes, não chegam a ser testadas para o coronavírus. Nesse caso, muitos pacientes têm procurado os testes na rede particular para confirmar o diagnóstico. NSC.

Cartão Sipag

Parceiros

Tatu parceiros
Piccoli Parceiros
Tiecher Banner

Publicidade

Vicini
Inviolavel
Momento FM