segunda, 06 de abril de 2020 - 08:48:55 PM
Lucio Jaques
Atendimento saúde
PUBLICADA EM 25 de março de 2020 - 8:04 PM

Discurso de Bolsonaro: Foi mal, presidente…

Imprensa contra3

 

O último pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro foi literalmente um desastre político e diplomático. Bolsonaro desrespeitou todos aqueles que estão trabalhando e dedicando a sua vida no combate ao coronavírus.  Bolsonaro está em guerra contra o seu próprio decreto, que criou o isolamento social. E mais, está indo de encontro ao excelente trabalho que o seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem realizado, em parceria com os estados e municípios do país. Bolsonaro vai contra tudo que os maiores especialistas e infectologistas têm defendido para combater o vírus. O mundo se curva ao coronavírus e Bolsonaro afirma que é apenas uma “gripezinha”, um vírus que já matou milhares de pessoas no mundo e continua matando. É muita insensatez. Mas o pior, ainda, está por vir, nos próximos três meses. Aguardem e se protejam. Fiquem o máximo em casa com seus familiares.

 Abrir o mercado com restrições

É obvio que o mercado deve voltar à normalidade de suas atividades, para evitar um colapso financeiro e a falta de produtos essenciais. Mas antes do financeiro está a vida dos brasileiros. Antes de liberar o mercado, o governo precisa criar condições de proteção e atendimento satisfatórios aos infectados e futuros infectados pelo vírus, que serão muito. O mundo tem mostrado isto, dia a dia. O Brasil não é uma exceção. Bolsonaro não está sabendo lidar com esta crise, muito menos fazer política. O presidente deveria chamar os segmentos produtivos e industriais para juntos discutirem uma forma do mercado voltar a sua normalidade, sem colocar em risco a vida das pessoas. Da forma que Bolsonaro está agindo, descumpre o juramento que fez na Constituição brasileira de proteger a vida dos brasileiros.

Bolsonaro fica isolado

O último discurso do presidente Jair Bolsonaro foi a gota d’água. Bolsonaro demonstrou despreparo para lidar com a crise que se abate sobre o Brasil e o mundo. Bolsonaro ignora este vírus mortal, que vem ceifando a vida de muitos brasileiros. Mais do que isto, Bolsonaro vem desrespeitando governadores, prefeitos e autoridades da área da saúde, que combatem com vigor o coronavírus. Os governadores disseram “basta” nesta quarta-feira e olimpicamente ignoraram e isolaram Bolsonaro. Os 27 governadores da federação se reuniram por quatro horas para discutirem as ações que irão realizar em conjunto para combater o coronavirus, independente de ouvir ou não o presidente Bolsonaro. Em síntese, isolaram o presidente atleta.

Bolsonaro entrega governadores ao Congresso

Com estas atitudes desrespeitosas e agressivas contra os governadores, em especial o de São Paulo, João Dória, Bolsonaro entregou de mão beijada os governadores nos braços da Câmara Federal e Congresso. Sem apoio do presidente, quem os governadores irão procurar e buscar apoio? Com certeza seus deputados e senadores. Com isso, o Congresso terá total apoio para tomar e aprovar medidas, sem consultar o presidente. Digo mais, se aumentarem as mortes nos estados pelo coronavírus, e vão, é motivo suficiente para que o Congresso aceite os vários pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Assim como Bolsonaro está agindo, não acaba o ano como presidente. Anote aí.

Vamos ter de aprender a conviver com o vírus

O pior ainda está por vir, hoje estamos aprendendo a conhecer e aos poucos lidar com a contaminação deste vírus mortal. O pico do vírus vai ser nos próximos três meses, como tem se mostrado em outros países que já estão convivendo com o vírus há mais tempo. Mas acreditem, nossa vida mudou, a partir da chegada do coronavirus, para sempre. Hábitos normais que tínhamos, como apertar as mãos e se abraçar, entre outros, vamos ter que evitar pelo menos até ser criada uma vacina, mesmo que a vida volte ao normal e vai voltar.Só vamos vencer esta guerra viral com a união de todos. Mais do que isto, vamos ter que aprender a conviver com este vírus por anos, não se iludam. Mais da metade do planeta vai ser infectado por este vírus.

Uma grande uma lição

Esta pandemia do coronavírus, que tomou conta do planeta e, literalmente,  parou o mundo, também nos ensinou algumas lições que há muito tínhamos esquecidos. Vivíamos em função do trabalho, ganhar dinheiro e adquirir bens, como se estas fossem as coisas mais importantes na nossa vida.  Presos em casa aprendemos que a vida é mais do isto, aprendemos a dar valor à liberdade, aos amigos, mas principalmente a nossa família, até mesmo o silêncio de ficarmos com nós mesmo. Aprendemos o poder da palavra solidariedade com o próximo. Aprendemos o real valor da vida e que nas pequenas coisas está o verdadeiro sentido da vida. Não em quem você é ou possui. Que a partir desta grande lição de humanidade causada pelo coronavírus, possamos novamente refletir e nos reinventarmos como pessoas verdadeiramente do bem e felizes com o que somos e temos, ou não temos.

Cartão Sipag

Parceiros

Tatu parceiros
Piccoli Parceiros
Tiecher Banner

Publicidade

Vicini Pneus
Inviolavel
Momento FM