terça, 19 de outubro de 2021 - 03:17:19 PM
Lucio Jaques
App Sicoob
Topo out.
PUBLICADA EM 17 de setembro de 2021 - 7:15 PM

Luciano Hang pode disputar o senado pelo PL

 

Informações extraoficiais dão conta que o empresário Luciano Hang analisa a possibilidade de se filiar no PL para disputar uma vaga ao senado, nas próximas eleições. O presidente estadual e pré-candidato ao governo, senador Jorginho Mello, deve realizar até o final de setembro um encontro com lideranças do partido para avaliar novos cenários para a disputa das eleições de 2022. Entre outros assuntos, que deverão ser discutidos, está a pré-candidatura de Hang ao senado. Caso se confirme a ida de Luciano Hang para o PL, sem dúvidas a candidatura de Mello ao governo e o partido ganham ainda mais musculatura política para as próximas eleições.

Forjado em ferro e fogo

O prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) vive o seu inferno astral na administração, mesmo tendo o reconhecimento nacional, como exemplo o combate à pandemia da Covid-19.  Mas segundo o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, o Ministério Público Federal abriu um inquérito contra João Rodrigues para apurar as medidas adotadas durante a pandemia do Coronavírus. O prefeito classifica como infundada, improcedente, inconsequente e injusta essa manifestação. “Machuca, mas fui forjado em ferro e fogo. Deus é maior”, afirma.

Fato político

Novamente se criou um fato político para atacar o prefeito João Rodrigues (PSD), mesmo que depois se prove que não houve nada de errado ou fora da Lei, nas ações realizadas ao combate da Covid-19. Mas aí o estrago na imagem do prefeito está feito perante o eleitor desavisado ou mal intencionado. Vale lembrar que foi provado que todas as acusações feitas ao prefeito no passado eram infundadas e acabaram sendo arquivadas, inocentando-o no processo.

PL Mulher empossa nova presidente

O PL Mulher de Santa Catarina realiza neste sábado (18), um encontro com suas integrantes em Florianópolis. O evento dará posse à nova presidente. Além disso, reunirá as lideranças femininas do Partido Liberal a fim de alinhar as bases para a eleição de 2022. O presidente da sigla estadual, senador Jorginho Mello participará do encontro.

Para onde vai Moisés?

A pergunta que não quer calar no meio político é: qual será o novo partido que o governador Carlos Moisés (sem partido) deve assinar ficha para disputar a reeleição ao governo do estado? Moisés vem sendo assediado, discretamente, pelo MDB, bem como por outros partidos. Mas até o momento nada está definido. Moisés só vai para o MDB se tiver garantido seu espaço para disputar sua reeleição e o MDB já tem pré-candidatos ao governo. Agora, nada impede do MDB lançar um vice de Moisés, como já se cogita nos bastidores do alto escalão emedebista. Mas seria em última hipótese. Por enquanto o partido apresenta três nomes para disputar o governo:  o senador Dário Berger, o deputado federal Celso Maldaner e o prefeito licenciado de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli.

Antecipar escolha do nome do MDB

Informações dão conta que o presidente estadual do MDB e pré-candidato ao governo do estado, deputado Celso Maldaner, está discutindo com o prefeito licenciado de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli e o senador Dário Berger a possibilidade de antecipar a escolha do nome do pré-candidato ao governo do partido. Vale lembrar que no último encontro, em Florianópolis, Maldaner concordou em passar para fevereiro de 2022 as prévias para escolha do nome. O que tem preocupado Maldaner é a aproximação defendida pelos prefeitos emedebistas ao governo de Carlos Moisés.

Candidato à presidência do MDB

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) afirmou na última quinta-feira (16) que o MDB deve decidir “no máximo em três semanas” se irá participar da corrida presidencial de 2022 e qual candidato lançará. “Conversaremos até o final de setembro sobre essas duas possibilidades: primeiro, se o MDB vai apresentar uma candidatura como terceira via; e se serei eu essa candidata. Acredito que no máximo em três semanas teremos essa resposta”, garantiu a parlamentar.

Ordem do Mérito Industrial

A Federação das Indústrias (Fiesc) anunciou, em reunião de diretoria, nesta sexta-feira (17), que entregará a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina durante solenidade marcada para o dia 22 de outubro, na sede da entidade, em Florianópolis. A cerimônia havia sido adiada, em função da pandemia, e será realizada com rigorosa observação dos protocolos de segurança e número limitado de participantes.

Pesquisa para presidente

Se o segundo turno das eleições para a cadeira de chefe do Executivo fosse decidido hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o novo presidente da República, com 56% dos votos. É o que mostra nova pesquisa do Instituto Datafolha, feita entre esta segunda e quarta-feira (13 e 15/9), que ouviu 3.667 eleitores em 190 cidades. Bolsonaro (sem partido) representa 31% das intenções de voto. O estudo revela que, mesmo com a inserção de nomes da chamada “terceira via”, o cenário permanece com o ex-presidente em vantagem.

Perfil dos eleitores

O ex-presidente Lula tem o apoio dos mais pobres, de até 34 pontos acima de Bolsonaro; dos menos escolarizados (31 pontos); dos jovens (29 pontos) e de mulheres (25 pontos).  Já o presidente Bolsonaro, por sua vez, mostra que é preferido pelos mais ricos, em uma vantagem de 42% a 23% de Lula. Apesar da crescente rejeição de evangélicos, Bolsonaro ainda é preferido com 36% dos votos.

Centrão ignora as evidências…

O Centrão não está nem aí para o governo de Jair Bolsonaro, nem boa parte dos parlamentares, isto está claríssimo. É muito conveniente ter um governo de joelhos. A cada votação, um pouquinho mais do orçamento vai sendo abocanhado, pelos ditos amigos do presidente. A lista de emendas e projetos, que geram grandes distorções, é longa. Ignoram as evidências do aumento da pobreza e da desigualdade. E nem disfarçam as aparências no assalto aos cofres públicos. Até quando?

 

 

Receba atualização das notícias pelo WhatsApp. Clique aqui!

Parceiros

Center Hotel

Publicidade

Inviolavel
Momento FM