quinta, 30 de junho de 2022 - 03:55:44 AM
Lucio Jaques
PUBLICADA EM 04 de maio de 2022 - 2:50 PM

Lula culpa Zelensky pela guerra na Ucrânia: ‘Tão responsável quanto Putin’

banner junho

Candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com a revista norte-americana “Time” sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Estampado na capa desta semana, o petista avaliou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é tão responsável pelo conflito como o russo Vladimir Putin. Para Lula, os Estados Unidos e a União Europeia também têm parte da culpa pela guerra.

De acordo com o ex-presidente, a guerra poderia ter sido evitada se houvesse diálogo entre as nações. “Nós, políticos, colhemos aquilo que nós plantamos. Se eu planto fraternidade, solidariedade, concórdia, eu vou colher coisa boa. Mas se eu planto discórdia, eu vou colher desavenças. Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a OTAN? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: ‘A Ucrânia não vai entrar na OTAN’. Estaria resolvido o problema”, afirmou à revista.

Questionado se ele acredita que a motivação do conflito foi a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ele respondeu: “Esse é o argumento que está colocado. Se tem um segredo nós não sabemos. O outro é a [possibilidade de a] Ucrânia entrar na União Europeia. Os europeus poderiam ter resolvido e dito: ‘Não, não é o momento de a Ucrânia entrar na União Europeia, vamos esperar’. Eles não precisariam fomentar o confronto!”, apontou. Estado de Minas

Receba atualização das notícias pelo WhatsApp. Clique aqui!

Parceiros

Momento FM

Publicidade

Inviolavel
Inviolavel