domingo, 29 de novembro de 2020 - 10:09:38 PM
domingo, 29 de novembro de 2020 - 10:09:38 PM
Lucio Jaques
Reana Seguros
PUBLICADA EM 16 de novembro de 2020 - 10:56 AM

Martarello prefeito de Xanxerê

App Sicoob

 

O empresário Oscar Martarello é prefeito eleito. Teve três oportunidades de colocar o seu nome à disposição da sociedade xanxerense para disputar a eleição, mas sempre optou em cuidar de suas empresas. Nesta, quase no apagar dos candeeiros, prazo final, o ex-pedetista assinou ficha no PSDB e se lançou candidato a prefeito, numa aliança inimaginável por muitos, com MDB, PSD e PP.  Martarello e Biasus de vice ganharam a eleição, com uma votação elogiável. Tucanos e emedebistas voltam a governar o município de pé na patrola, como diz o ditado popular.

União do PSDB, MDB, PSD e PP

O que parecia ser uma união difícil de acontecer, mostrou ser acertada e vitoriosa. O PSDB, que perdeu a eleição para o PSD em 2012, se uniu a ele. Já o PSD deixou de lançar candidato a prefeito, abrindo mão para o MDB colocar o vice. PSD e MDB esqueceram as brigas e diferenças para trabalharem juntos para eleger o tucano Oscar Martarello, com apoio do PP. Para uns, isto é maturidade política, já para outros, não foi bem digerido. O que importa é que o resultado desta união foi vitoriosa, isto é inegável.

Eleição atípica

Esta eleição de Xanxerê foi atípica em vários sentidos. Primeiro, pelo número de candidatos. Foram seis. Segundo, a oposição se dividiu e, terceiro, foi a grande votação de Oscar Martarello (PSDB) e Adenilso Biasus (MDB). Outro fator que chamou a atenção foi a renovação total da Câmara de Vereadores. Nenhum vereador se reelegeu.

Aposentadoria política

Esta eleição, definitivamente, tirou do cenário político várias lideranças que estavam há anos na política. A renovação na Câmara de Vereadores de 100% dos vereadores foi um recado, em alto e bom som, que o eleitor quer renovação na Casa Legislativa. Sem falar das lideranças que apostaram na disputa da majoritária e não tiveram êxito. Também estão na lista dos aposentados, politicamente.

Tucanos voltam a governar

O eleitor xanxerense escolheu o seu novo prefeito Oscar Martarello para governar o município com o vice Adenilso Biasus. Os tucanos voltam novamente a governar a prefeitura, desta vez, com apoio declarado do PSD, MDB e PP. Já o MDB voltou para o executivo, novamente como vice. Martarello e Biasus têm a oportunidade de fazer a diferença, com total respaldo do eleitor xanxerense. Sem dúvidas, os desafios serão muitos.

A oposição se dividiu

A divisão dos partidos de oposição foi o maior erro estratégico para a vitória triunfante de Martarello e Biasus. A fogueira das vaidades cegou algumas lideranças de oposição, que acharam que sozinhas poderiam enfrentar o grupo de lideranças, que se uniu. Mas fica a experiência para a próxima eleição.

 

Parceiros

Publicidade

Inviolavel
Momento FM