terça, 19 de outubro de 2021 - 02:20:04 PM
Lucio Jaques
App Sicoob
Topo out.
PUBLICADA EM 26 de janeiro de 2021 - 11:55 AM

Paulinha deve sair do PDT

 

As conversas de bastidores na capital são que a deputada estadual Paula da Silva deve sair em breve do PDT. Informações extraoficiais dão conta que Paulinha está mantendo conversações com lideranças do MDB. Até o momento, a deputada não tem se manifestado abertamente, mas não esconde que o namoro com os brizolistas acabou.

Mentiras e ameaças

Questionada sobre a sua saída do PDT, a deputada estadual Paulinha da Silva afirma que não quer sair do partido, mas vem sendo ameaçada de expulsão. Conforme Paulinha, existem muitos boicotes e mentiras. Para a deputada, o PDT não aceita ser liderado por uma mulher audaciosa. “Mas eu não tenho medo de lutar pelo que eu acredito. E vou esgotar todos os recursos dentro das instâncias partidárias”, garante.

Calmaria na Alesc

Conforme uma fonte, a calmaria é grande dentro da Assembleia Legislativa. Uma semana antes da escolha da nova mesa diretora da Casa, o silêncio é ensurdecedor. O único partido que está movimentando é o MDB que está definindo quem do partido vai ocupar cargos na Alesc. Na próxima terça-feira (2 de fevereiro) acontece a escolha do novo presidente, quando o MDB passará a pilotar a Casa, em mandato dividido entre Mauro de Nadal (2021) e Moacir Sopelsa (2022).

Alesc sai em defesa de Garcia

A Assembleia Legislativa busca de toda forma blindar e manter o mandato do deputado Júlio Garcia (PSL), mais do que isto busca livrar o deputado da prisão domiciliar. A Alesc protocolou nesta terça-feira (26) uma Reclamação no Supremo Tribunal Federal contra a juíza Janaina Cassol Machado, da 1ª. Vara Federal da Capital, que decretou as duas prisões do deputado Júlio Garcia. A análise e decisão sobre o recurso caberá ao presidente do Supremo, ministro Luiz Fux.

Garcia permanece em casa

Conversei com várias lideranças na Alesc que afirmaram que o deputado Júlio Garcia (PSD) permanece em prisão domiciliar por decisão de decreto de prisão da juíza federal Janaína Cassol Machado, ainda não derrubado. Quanto a perder o mandato, ninguém acredita que isto aconteça. Seria algo muito improvável, me garantiu uma fonte. Já quanto uma nova sessão extraordinária, para votação do segundo mandado de prisão, a tendência seria por um recurso ao Tribunal Federal de POA – TRF4 da decisão da juíza federal da 1a vara, via Procuradoria da Assembleia. Mas tudo ainda está sendo avaliado. Uma coisa é certa, não existe clima hoje para tratar deste assunto, garante uma fonte.

Analisar sem pressa

Ainda sobre o caso Julio Garcia (PSD) vale lembrar que o deputado Ivan Naatz, líder da bancada do PL, foi o único parlamentar a fazer essas observações de cautela na votação da semana passada do projeto de resolução em torno do tema, solicitando, inclusive, mais tempo e análise sobre o caso. Teve o apoio do deputado João Amin (PP), mas foram votos vencidos pelos demais. Naatz disse que sempre defenderá a independência dos poderes e o papel do parlamento, mas que há necessidade de analisar essa atual situação inédita e peculiar com mais serenidade e sem pressa.

Casan é responsável

Não resta a menor dúvida que o rompimento da Estação de tratamento em Florianópolis é de responsabilidade da Casan, que tem que dar as devidas explicações para a sociedade. Em especial para os 66 moradores da Lagoa da Conceição que tiveram inúmeros prejuízos. A Casan afirma que vai ressarcir os moradores atingidos. Isto é o mínimo que a empresa deve fazer. Mas como fica o risco de vida que estas pessoas viveram? Sem falar nos prejuízos ambientais. A Casan fatura milhões com a venda da água aos moradores, um fato como este é inadmissível. Sem dúvidas o MP precisa fazer uma investigação neste caso.

Nota da Casan

A Casan afirmou, em nota, que está providenciando a recolocação das tubulações e bombas danificadas pelas chuvas para normalizar o sistema, e que “o fluxo de água que escorre é composto por efluente já tratado, o mesmo que em outras unidades após o tratamento pode retornar a cursos de água como rios e lagoas”. Só isto não basta, o presidente da Casan tem que vir a público e dar uma explicação mais convincente, mais do que isto mostrar que as outras estações estão seguras em caso de chuvas prolongadas, afinal o inverno nem chegou.

Prioridade aos alagamentos

O prefeito Gean Loureiro (DEM) iniciou o mês de janeiro com vários problemas para resolver em decorrência das fortes chuvas que caíram na Ilha de Santa Catarina. A mais recente foi neste final de semana que causou mortes e muitos alagamentos. Para piorar a situação uma estação de tratamento da Casan se rompeu e causou um grande estrago com várias famílias desabrigadas. Ainda aconteceu deslizamento de terra na via expressa, sentido continente. Loureiro foi um governo de muitas obras neste seu primeiro mandato, já neste segundo o prefeito vai ter que priorizar a infraestrutura e saneamento, caso contrário vai conviver constantemente com alagamentos. Isto que o inverno ainda nem chegou, estamos em pleno verão.

Atropelou o processo

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) cometeu um erro que deve lhe custar votos e aumentar os do favorito Arthur Lira (PP-AL), na disputa pela presidência da Câmara. Desesperado, ele passou a pedir a governadores para pressionar deputados federais a votar nele para o cargo. Saiu pela culatra: Baleia cometeu um erro considerado imperdoável pelos parlamentares, muito ciosos da autonomia em relação aos governadores. Baleia apostou em “coordenação” dos governadores, com deputados obedientes. Ele agiu como novato, mas isso revoltou os parlamentares.

Vacinação

O Brasil iniciou a imunização contra o coronavírus quase um mês depois dos países da rica Europa, como Dinamarca, Bélgica, Suíça, Portugal, etc. Mas, desde o dia 17, início da vacinação por aqui, o Brasil já é o 5º país que mais imuniza no mundo. Apenas Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Israel vacinaram mais habitantes, no mesmo período, segundo a plataforma Our World in Data. No total, o Brasil é o 15º país com mais imunizados (mais de 700 mil). EUA estão em 1º, com 21,3 milhões.

Receba atualização das notícias pelo WhatsApp. Clique aqui!

Parceiros

Center Hotel

Publicidade

Inviolavel
Momento FM