terça, 16 de julho de 2019 - 12:54:28 AM
terça, 16 de julho de 2019 - 12:54:28 AM
Lucio Jaques
Andrioli Projetos
Alesc julho
PUBLICADA EM 10 de julho de 2019 - 6:18 PM

Pinho Moreira quer renovação do MDB ou sai do partido

Reana Seguros

Mesmo fora da presidência do MDB, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, continua sendo um dos emedebistas mais influentes no partido, isto ninguém tem dúvidas. O ex-governador afirmou esta semana que trabalha pela renovação na direção nacional do MDB. Anuncia: “Se não houver mudança, estou fora do jogo político. Deixo a militância”, disse. Um sinal que o presidente estadual Celso Maldaner, mesmo na presidência, terá que acatar alguns pedidos de Moreira e sua influência.

Napoleão vai para o PSD

Como já vinha sendo noticiado nas rodas políticas, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes deve assinar ficha no PSD na semana que vem. A ideia é promover um grande ato de filiação em Blumenau. Os cardeais do PSD têm pressa. Pretendem formalizar a adesão de Bernardes até a semana que vem. E inseri-lo nas agendas regionais organizadas pelo partido. Isto significa que Napoleão Bernardes chega ao PSD valorizado e com status de possível nome para a majoritária de 2022.

Fica Ponticelli

O senador Esperidião Amin, vai se reunir ainda esta semana com o prefeito de Tubarão e presidente da Fecam, Joares Ponticelli, quando fará um apelo para que o prefeito permaneça no PP. O deputado Silvio Dreveck, contudo, afirmou que Ponticelli estaria decidido a migrar rumo ao partido de Moisés da Silva e de Jair Bolsonaro, o PSL. Uma missão quase impossível para o senador Amin. Ponticelli quer dar saltos mais altos na política e sabe que no PP não terá espaço, já que em 2022 Amin deu sinais que será candidato ao governo do estado. Sendo assim, Ponticelli só terá espaço em outro partido.

Amin no comando

Quem comanda o Partido Progressista (PP) no estado é a família Amin, que já tem bem definidos os projetos políticos para as eleições do ano que vem e de 2022, sempre com um membro da família. Isto vai ocorrer na disputada prefeitura de Florianópolis e outro para governo do estado, o que limita qualquer espaço no PP para a majoritária, nas próximas duas eleições.

Namoro

Pois é, continua o namoro, que mais parece uma novela mexicana, entre Gelson Merisio e o PP. Merisio recentemente conversou com Esperidião Amin, quando trocaram várias ideias, mas não chegaram a um acordo para o encaminhamento da filiação de Merisio no partido. Merisio voltou a abrir conversações com outro partido, o PRB dos deputados Hélio Costa (federal) e Sérgio Motta (estadual). Merisio sabe muito bem o que quer e o espaço que deseja ocupar no PP. Jamais será coadjuvante depois de ter disputado o governo do estado e feito uma excelente votação, mesmo não sendo eleito governador.

Pacto pelas mulheres

Sem a menor dúvida, o lançamento da Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra a Mulher na Assembleia foi a mais concorrida até agora instalada nesta legislatura. A proposta da deputada Ada de Luca (MDB) tem um fator importante: não foi só centrada no tema e também propôs um grande pacto da sociedade para tratar do tema com a seriedade que merece. O chamado Pacto por Elas foi assinado pela Assembleia, Tribunal de Justiça, Governo do Estado, Tribunal de Contas, Ministério Público, OAB de Santa Catarinense, lotaram o Plenarinho Deputado Stuart Wright.

Dnit promete fazer os trevos em agosto

Conforme o supervisor regional do Dnit de Chapecó, Diego Fernando da Silva, a obra do trevo de acesso a Passos Maia, na BR-282 em Ponte Serrada, vai iniciar entre o final deste mês e o começo de agosto. Silva também afirmou que o prazo vale para o início da obra de acesso ao Contorno Viário Leste, em Xanxerê, ligando a BR-282 à SC-480. Vamos torcer que isto realmente  aconteça e coloque um ponto final nestas duas obras tão esperadas por Xanxerê e região.

Governador se manifesta

O governador Carlos Moisés (PSL) não ficou em cima do muro e enviou ofício a todos os deputados e senadores catarinenses para que apresentem emendas ao relatório do deputado Samuel Moreira, incluindo Estados e Municípios na proposta de reforma da Previdência. O governador repete a mesma posição que manteve no Fórum dos Governadores e até junto ao ministro Paulo Guedes (Economia) e ao presidente Jair Bolsonaro.

Reforma da Previdência

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, anunciou que a reforma da Previdência deve ser concluída “antes de sábado”, mas funcionários da Casa se preparam para trabalhar até sábado à tarde. Sem dúvidas será um momento histórico na casa. Mas se os deputados cogitam trabalhar sábado à tarde na Câmara, para votar a reforma, é sinal de que agora vai. Resta saber o quanto de benefício trará ao trabalhador comum?

Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se prepara para participar da 54ª Cúpula do Mercosul, em Santa Fé, Argentina, entre os dias 15 a 17. Será a primeira reunião após o fechamento do acordo de livre comércio com a União Europeia.

Cartão Sipag

Parceiros

Piccoli Parceiros
Tiecher Banner
Tatu parceiros
Wilson Martins

Publicidade

Inviolavel
Fit Fish
Momento FM