quarta, 19 de setembro de 2018 - 12:31:24 AM
quarta, 19 de setembro de 2018 - 12:31:24 AM
Lucio Jaques
Sessões Setembro
Cemei
Sífilis
PUBLICADA EM 09 de julho de 2018 - 7:03 PM

Vereador busca modelos de incubadoras de empresas para implantação em Xanxerê

Reana Seguros

O vereador Wilson Martins dos Santos (PSDB) esteve em Blumenau e Florianópolis onde foi conhecer duas incubadoras de empresas e Centros de Inovações Tecnológicas que são exemplos para o resto do Brasil. Ainda na legislatura passada o vereador, quando presidente do legislativo, esteve em Toledo/PR conhecendo uma incubadora, juntamente com membros da Acix e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. Na época, o vereador disponibilizou parte do orçamento da Câmara para que fossem criadas incubadoras no município, mas devido ao Tornado que arrasou parte de nossa cidade esta iniciativa foi adiada.

A primeira visita do vereador aconteceu na manhã de quarta-feira (4) em Blumenau, onde foi recebido pelo diretor executivo do Instituto Gene, Fabiano Odebrecht. O instituto é uma incubadora de negócios que abriga diversas startups, inclusive a de um acadêmico de Xanxerê, que faz faculdade na Furb.

De acordo com o diretor, as incubadoras têm como objetivo auxiliar estas empresas que possuem a ideia, mas tem a dificuldade de desenvolver o negócio. Desta forma diminuem a possibilidade de erro, até porque uma Startup acaba ajudando a outra nos desenvolvimentos dos projetos.

“São empresas de inovações tecnológicas que em muitos casos acabam atraindo investimentos de milhões de reais. Santa Catarina é um estado exemplo neste ramo que está diretamente ligado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, a qual é comandada pelo xanxerense Adenilso Biasus, que já nos deu carta branca para promover a discussão com a comunidade. O próprio diretor do Instituto se colocou à disposição para participar da discussão para montar uma incubadora em Xanxerê”, declarou o vereador.

Nesta sexta-feira (6), o vereador esteve conhecendo a Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia). Esta incubadora é referência de empreendedorismo e inovação no Brasil e abriga hoje dezenas de empresas que são destaques em diversos ramos de atividades, mas principalmente ligadas ao desenvolvimento do setor tecnológico. Esta incubadora tem ajudado estas empresas no desenvolvimento de seus produtos e na comercialização dos mesmos.

“Nosso objetivo é conhecer empreendimentos que deram certo, com baixo custo e que podem ser implantados em Xanxerê. Na conversa que tivemos com os profissionais da Acate, estes demonstraram todo interesse de, inclusive, montar um polo em Xanxerê, para ajudar as empresas que estão iniciando. É um projeto inovador que pode trazer grandes benefícios para o município e transformar a cidade em referência no setor”, disse o vereador.

A Acate fez uma parceria com um empresário local que disponibilizou o imóvel, e criou uma espécie de condomínio. “É um espaço moderno e aconchegante onde as empresas têm toda a estrutura para manter o trabalho com um valor simbólico. São disponibilizadas linhas telefônicas, redes de internet, cozinha coletiva, espaço de interação onde os investidores podem trocar experiências e apoio mutuo, diversos auditórios para realização de cursos e videoconferências, computadores e muitos outros benefícios que auxiliam as pequenas empresas na sua caminhada”, destaca Martins.

Apoio da SDS

Ligada diretamente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, o vereador Wilson Martins dos Santos destaca que essa pode ser uma grande oportunidade para o município já que é comandada por Adenilso Biasus. “Conversamos com o secretário que de pronto já declarou total apoio à iniciativa. Os diretores dos dois Centros de Tecnologia e Informação visitados também já se dispuseram a ajudar o município na criação de incubadoras. Estamos recebendo um amplo material que nos auxiliará no desenvolvimento dos projetos e que tem como princípio a criação de Lei de Inovação no município de Xanxerê. Vamos propor uma audiência pública para discutir o assunto e vamos trazer estas pessoas que se dispuseram a nos ajudar, para explicar o processo e dar total apoio a criação das incubadoras no município”, finalizou o vereador.

Dado de Oliveira/Ascom

Cartão Sipag

Parceiros

Tatu parceiros
Piccoli Parceiros
Tiecher Banner

Publicidade

Fit Fish
Inviolavel
Callfass Transportes
Momento FM